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A mobilidade e o vendedor executivo
 
Outubro de 2010 - por Marcos Paulo Amorim

Dados do Gartner,instituto de pesquisas da área de tecnologia, apontam que até 2015 haverá umaforte migração do uso dos dispositivos fixos, famosos PCs, para a utilização deaparelhos móveis com acesso a internet. Eles serão utilizados em grandeescala para a realização de transações bancárias e teremos uma alteraçãodo modelo de busca atual para os provedores de contexto. Até 2013 os telefonese smartphones com navegadores ou browsers vão ultrapassar a 1,82bilhão.

Estes são sinais claros demais uma modificação da tecnologia e que impactará fortemente na relação dasempresas com seus consumidores, seus funcionários, com a cadeia de produção ede distribuição. Esta última já passa por mudanças sensíveis, desde asubstituição dos talões de pedidos e notas fiscais impressas pelos dispositivosmóveis (pockets), que permitem que os executivos e os vendedoresrealizem as suas atividades à distância, sem que isso comprometa o resultadofinal: uma ação que traga benefícios às empresas, sejam elas comerciais ouestratégicas.

Um caso clássico, emboranão aplicado para o setor de vendas ou empresarial, mas cabível para ilustrarcomo a mobilidade está mais perto de nosso cotidiano, é a utilização do PDApelos pesquisadores do Censo 2010. A pesquisa agora é feita em um tempo menor e há um GPSinstalado que permite a captação da área geográfica, otimizando o trabalho dosrecenseadores. Neste caso, os benefícios são facilmente mensurados: a ausênciado papel, que minimiza a possibilidade de erros, bem como a agilidade paracatalogar e mensurar os dados e colocá-los a disposição dos órgãos interessadoscom mais rapidez.

Ao trazermos para arealidade dos setores de vendas das médias e grandes empresas é possível mensurarmelhor estas vantagens. Partindo do princípio que com o uso dos smartphonescom um software instalado e destinado para a área de vendas, teremos a reduçãodo uso de papéis, que comprometem a produção e até possibilitam erros e aagilidade proporcionada com a emissão on-line de pedidos. Arentabilidade da inserção do dispositivo pode ser de até 20% para o negócio.

Estes dispositivospermitem também o acompanhamento dos pedidos em tempo real e a verificação da disponibilidadeem estoque, que pode ser feita de qualquer lugar pelo vendedor.  Esteúltimo, em muitos casos, impede o pedido de um produto indisponível no estoquee possibilita o oferecimento de outro, ou seja, a concretização efetiva de umavenda e sem os percalços que possam deixar o cliente insatisfeito.

Além da informatização dovendedor, a ação, quando bem planejada, é favorável em vários outros aspectos.É possível, por exemplo, traçar as rotas que este colaborador fará para visitarum cliente. Se por um lado, imagina-se que inserimos um chip delocalização no vendedor, na verdade fazemos com que ele otimize o seu dia, poissão oferecidos trajetos mais fáceis para chegar ao cliente, fugindo até dascondições adversas, como o trânsito e ainda é disponibilizado um planejamentode visitas por região. 

O desenvolvimento datecnologia nestes aplicativos avança a passos largos. Temos o conceito deinteligência artificial, na qual o sistema identifica e traz ao vendedor osprodutos que determinados tipos de estabelecimentos tem por hábito adquirir. Ecaso não tenha disponível algum, o sistema oferece outro para a venda, ou seja,inserimos informações nesses pequenos dispositivos para que eles comecem asugerir outros produtos para os vendedores e consequentemente aos dirigentes delojas, supermercados e outros.

O sistema analisa aspráticas de desconto, o perfil do consumidor, os produtos disponíveis emestoque, e assim ocorre um desdobramento de vantagens, entre os comerciantes,as empresas responsáveis por estes produtos e os vendedores, que terão aotimização de suas atividades, a rentabilidade do seu trabalho econsequentemente um aumento da sua folha salarial.

É notório que entramos emuma nova era para o setor industrial, comercial e de vendas e não muitodistante, é passível de pensar que veremos estes setores entrelaçados de talforma, que o vendedor poderá ser chamado realmente de executivo de vendas. Eleterá a responsabilidade pela manutenção e mensuração do relacionamento entre aempresa e os inúmeros canais de vendas, pois as tarefas de somente emitir anota fiscal e enviar os pedidos já chegaram ao fim.

 
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