Maio de 2011 - por Marcos Paulo Amorim
Os tablets conquistaram o seu lugar entre os consumidores, seja para o uso pessoal, profissional ou, ainda, pelas empresas. As projeções de vendas são tão animadoras que algumas empresas já fabricam esses aparelhos no Brasil e contam inclusive com incentivos do governo brasileiro. Gerando, assim, diminuição nos custos do produto e conseguindo, consequentemente, facilitar o acesso das organizações e pessoas físicas a essa ferramenta. Estudo recente do IDC, consultoria de pesquisa, prevê que sejam vendidos no país cercade 400 mil unidades em 2011.
Com todas as suas vantagens, encantos e ferramentas, dentre elas GPS, leitores de e-books, revistas, e-mails, acessos as páginas da internete redes sociais e a possibilidade de realizar apresentações, a utilização dos tablets no ambiente corporativo já ésinalizada como complementar às outras ferramentas disponíveis, como os smartphones e os notebooks.
“Os tablets vieram para preencher a lacuna entre o smartphone e o notebook. E também para suprir a proposta, não tão bem sucedida, dos netbooks no uso corporativo. Acredito que nas empresas os tablets ficarão nas mãos de profissionais das áreas gerenciais e estratégicas, que precisam de gráficos para análises e até para as apresentações de serviços e produtos ou, ainda, em reuniões estratégicas”, explica Marcos Paulo Amorim, diretor executivo da Blink Systems, empresa de soluções em mobilidade.
Para o especialista em mobilidade e que há 20 anos desenvolve projetos para empresas, há outras características que favorecerão o seu uso dentro de empresas. “Falamos da praticidade, das dimensões que possibilitam que seja levado para vários lugares, além da facilidade para a operação, embora o maior ponto positivo seja realmente a durabilidade da bateria, permitindo que o aparelho tenha uma autonomia incomparável. Outro fator importante é que o seu ambiente gráfico também está bem explorado e bonito, conquistando os usuários. Esses detalhes nos dão sinais claros de que os tablets serão utilizados no mercado corporativo de forma mais ampla”.
Uso dos tablets no gerenciamento de vendas
A Blink Systems já atua com a criação de aplicativos para smartphones e pockets há 9 anos e com o avanço dos tablets no mercado, a empresa começou a desenvolver as suas aplicações também para essa ferramenta. “Já temos o SI (Sales Intelligence), que é um sistema destinado aos gerentes para que acompanhem a área comercial de qualquer lugar. Além disso, ele agora está baseado 100% na Web e com hospedagem em Cloud Computing. Isso permite investimento zero em infraestrutura, além de outrasvantagens”, complementa o especialista.
Segundo Amorim, o SI permite ao gestor da área comercial acompanhar toda a movimentação do setor. “É possível, por exemplo, verificar todos os produtos que foram comercializados em determinada região e suas respectivas quantidades, rentabilidade e peso. Permite, ainda, a análisedo desempenho da equipe de vendas individualmente ou por equipe”.
“Acreditamos que neste novo formato, tanto de sistema como de dispositivo (tablets), as vantagens são consideráveis, pois quem precisa gerenciar equipes e setores normalmente prefere telas maiores que as do smartphone e também baterias mais duráveis que as do notebook. As possibilidades são infinitas para a área comercial, basta apenas a inserção de sistemas que garantam a disponibilidade das informações necessárias para a tomada de decisões”, finaliza o executivo.