A intermediação entre a indústria e o varejo feita por meio de atacadistas pode estar com seus dias contados. Um novo conceito está surgindo neste mercado de distribuição: o broker – um profissional que faz a ponte entre o varejo e a indústria. A invenção deu certo nos Estados Unidos e começa a despertar interesses por aqui. “Brokers” são empresas legalmente constituídas para intermediar e representar a indústria, com objetivo de vender seus produtos diretamente para o varejo, eliminando etapas, reduzindo custos fiscais e despesas extras. Este modelo de venda direta da indústria via broker pode gerar um ganho de eficiência em até 5%. Ajuda também a diminuir o preço pago pelo consumidor e impede que apenas as principais marcas sejam distribuídas, como geralmente acontece nos atacadistas.
A Multi Ponto-a-Ponto, distribuidora de grandes indústrias para varejo como Procter&Gamble, Master Foods, Kodak, Ceras Johnson, Pfizer, Barilla e outros, é a pioneira neste modelo de venda direta desde 2000. O broker hoje é um grande sucesso e já representa 86% do faturamento da empresa enquanto a antiga modalidade de distribuição detém apenas 14% do montante. Para que esse novo conceito seja eficiente é necessário que haja uma infra-estrutura de TI consistente para apoiar sua força de campo.
Para isso, a empresa contratou a paulista MGI para estruturar e implantar a tecnologia wireless e de pockets e também ficar responsável pela assistência técnica e atualização tecnológica do projeto. Na solução específica para brokers, a Multi Ponto a Ponto utiliza o software BlinkBroker, da Blink Systems, parceira de negócios da MGI, com sede na cidade de Marília, São Paulo. O sistema monitora os processos de vendas permitindo o controle das políticas de vendas diferenciadas de cada indústria em tempo real.
Essa solução permite que o vendedor mande o pedido através de seu iPAQ HP para o operador broker. Este replica o pedido para os computadores da Indústria, que aceita o pedido, emite a Nota Fiscal e manda de volta para o broker. Novamente é feito uma replicação destas notas fiscais para o handheld do vendedor.
Além deste ciclo operacional, a tecnologia aliada ao broker permite pesquisar muitas informações disponíveis no varejo que antes eram desconhecidas da indústria ou obtidas apenas com alto investimento. A integração com as indústrias não exige solução técnica formatada, diz Marcos Paulo Neves Amorim, diretor da Blink Systems .“Eu posso integrar o BlinkBroker com o ERP que está funcionando na empresa, com qualquer formato de dados e de banco de dados. Nossa solução é totalmente compatível com os sistemas do cliente graças a uma ferramenta desenvolvida internamente por nós para viabilizar a troca de informações” , ressalta Amorim.
Ao todo a equipe da Ponto-a-Ponto é composta por 101 vendedores e 110 promotores. Cada vendedor tem um pocket HP. A companhia já iniciou um trabalho de automação com 10 promotores que já estão utilizando os modernos Pocket PC iPaq 2210 e mais 100 equipamentos deverão ser adquiridos para informatização do resto da equipe de merchandising.
“Atualmente a Multi Ponto a Ponto é responsável pelo faturamento de vários milhões nas indústrias. “É fácil imaginar o que uma falha nos nossos processos representaria. Por isso sem tecnologia seria impossível obter este nível de prestação de serviços”, salienta José de Medeiros, diretor administrativo da companhia. Ele acrescenta que do ponto de vista do hardware, a área de TI da empresa conta com servidores HP com fontes e discos redundantes, canais de comunicação e uma série de outros investimentos que visam garantir a ininterrupção das operações.
No que tange a software, a parceria com a MGI e a Blink Systems permite constante aprimoramento dos processos, prevendo as falhas antes que elas ocorram ou no mínimo antes que se tornem críticas. Mecanismos de monitoração disparam ações automáticas e avisam os responsáveis sempre que algo está fora do previsto. A solução de Business Intelligence (Blink Decision) oferece à indústria e à gerência do Broker informações consolidadas de toda a operação e Pesquisas de Mercado, desenvolvidas especificamente para este modelo de negócios. Estas pesquisas estão disponíveis nos iPAQs dos promotores de venda que são os responsáveis pela leitura. A Ponto a Ponto já investiu mais de US$ 800 mil em TI e para este ano estão previstos mais US$ 200 mil.
Fonte: MGI (25/11/2005)