“A Blink tem um perfil muito inovador e, estar aliada a uma empresa com a mesma identidade, potencializa nossos negócios”, afirma a sócia diretora da Blink Systems, Cinéia Rocha. Fundado em 2002, o parceiro tem como foco soluções de mobilidade de alta tecnologia para melhorar a produtividade e aumentar os resultados por meio da força de trabalho móvel.
Com as informações obtidas pelos dispositivos móveis e em conjunto com as soluções de Business Intelligence (BI) da Microsoft, a Blink oferece ainda apoio à tomadas de decisão em ambientes corporativos. “A parceria com a Microsoft sempre nos trouxe benefícios e apoio no desenvolvimento de nossas aplicações e também na apresentação dos nossos serviços ao mercado”, complementa a executiva. A empresa trabalha com a Microsoft desde sua fundação. Hoje, a companhia possui as competências de ISV, Mobility e Business Intelligence.
Há cerca de um ano, o parceiro desenvolveu uma solução inédita de força de vendas para a rede de distribuidores de lubrificantes Shell utilizando smartphones com o sistema operacional Windows Phone. O desafio era restaurar a confiança dos distribuidores em uma solução de automação da força de vendas, considerando que a anterior estava desgastada devido a vários problemas, como performance, estabilidade e confiabilidade das informações.
Inicialmente a solução foi implantada na plataforma Windows Mobile para todos os 18 franqueados Shell do Brasil. Com a chegada do Windows Phone no mercado brasileiro, cliente e parceiro decidiram, juntos, inovar e apostar na nova plataforma. A solução criada foi a Blink Mobile, foi desenvolvida e implantada em um processo que demorou cerca de um ano. A interface precisava ser de fácil utilização, uma vez que seria utilizada por toda equipe de vendas.
Dessa forma, a Blink Mobile foi criada para o Windows Phone 7.8, já que a empresa utilizou os primeiros dispositivos lançados no mercado brasileiro. O sistema foi desenvolvido em C#, Microsoft Silverlight e Microsoft SQL Compact. O desenvolvimento utilizou o Visual Studio 2012 Premium, com o Team Foundation Server 2012, e, na retaguarda, o SQL Server 2012. “Agora estamos em uma nova fase criando ferramentas gerenciais. Para isso, trabalhamos com o Sharepoint 2013 e o Excel Services”, comenta a sócia.
Hoje, com toda a rede de franqueados dentro do sistema no Windows Phone, além de uma solução moderna, elegante e com tecnologia de ponta, a Shell já colhe os resultados de negócio, como o aumento da produtividade das equipes, com vendedores mais ágeis e focados. “O fortalecimento do relacionamento com consumidores e clientes também foi um ganho muito significativo proporcionado pelo uso da solução Blink Mobile Windows Phone, que possui funcionalidades de CRM muito importantes para que o profissional de vendas possa prestar ao cliente um atendimento com excelência”, explica Cinéia.
A executiva afirma que adquirir competências dentro do MPN fez toda a diferença na hora de se apresentar ao mercado. “Para nossos clientes, as competências são importantes atestados de qualidade”. Ela ainda destaca outros benefícios da parceria, como a certificação do time de profissionais e as licenças Microsoft, que permitem testar o que há de mais moderno disponibilizado pela Microsoft, que se mostrou uma grande vantagem competitiva.
Para o ano fiscal de 2014, Cinéia antecipa que a empresa está concentrada em atualizar as competências que estão diretamente relacionadas aos negócios da empresa, “valorizando a percepção de nossos clientes das competências em alinhamento com nossa estratégia”. Assim, a organização já está movendo esforços para se adaptar às atualizações do programa MPN, migrando de Mobility para Devices and Deployment e de Business Intelligence para Data Analytics.
http://www.cafepartnerbrasil.com.br/blink-inova-mercado-solucao-inedita-para-windows-phone/