São Paulo - 12.06.2012 | SAP -
A SAP revelou alguns resultados de seu estudo Enterprise Mobility Benchmarking. Parte do programa SAP Performance Benchmarking, a pesquisa foi desenvolvida para compreender o grau de adoção e maturidade das melhores práticas na área de mobilidade e o impacto dessa tecnologia sobre o desempenho das empresas. Participaram mais de 300 companhias de todos os portes e de diferentes setores.
Em linhas gerais, o relatório mostrou que as empresas com práticas mais maduras de mobilidade têm crescimento de receita três vezes maior (10,8%) em comparação ao mercado geral (3,4%). Da mesma forma, o principal grupo de organizações tem margem operacional mais que duas vezes maior (14,8%) em relação à média do mercado (5,9%).
De acordo com o estudo, as empresas declaram oito dispositivos móveis e dois tablets ou smartphones para cada 10 funcionários. Em média, 23% dos usuários têm acesso a aplicações como e-mail, mensagens, ferramentas de colaboração e relatórios. As companhias que estão localizadas entre as 25% com mais funcionários nessa modalidade alcançaram um nível de produtividade por trabalhador até 43% maior do que o grupo de 25% que menos habilitaram esse tipo de acesso. Por outro lado, apenas 7% fazem o mesmo com as ferramentas de Business Intelligence, CRM, gestão de projetos, serviços em campo, HCM e outros sistemas corporativos. Nesses casos, as margens operacionais das empresas mais maduras foram três vezes maiores do que as das que estão apenas avaliando a implementação.
Outros destaques incluem:
- As empresas que utilizam ferramentas móveis de Business Intelligence experimentam um nível de produtividade 7,4% maior do que aquelas que não o fazem
- Empresas que utilizam soluções móveis de CRM e de serviços em campo possuem taxas de crescimento da receita duas vezes maiores
- As organizações conseguem reduzir os custos operacionais em 7,7% com aplicativos móveis para compras
- O uso de sistemas móveis de gestão de estoques reduz em 22% os dias das mercadorias nos depósitos
O programa SAP Performance Benchmarking serve como um fórum para que os clientes possam compreender tendências tecnológicas e processos de negócios, identificar fatores para aumentar o desempenho e entender as implicações da adoção das melhores práticas. Até o momento, participaram mais de 10.000 executivos de mais de 3.000 empresas.
Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 190 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.